MPM e MPAP celebram acordo para intercâmbio de conhecimentos em TI

O Ministério Público Militar e o Ministério Público do Estado do Amapá celebraram nesta tarde (29) um acordo de cooperação técnica e assistência mútua para intercâmbio de conhecimentos e de soluções em tecnologia da informação. O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, e pelo procurador-geral de Justiça do Amapá, Roberto Alvares.

O acordo tem por objeto a cooperação entre o MPM e o MPAP para a prevenção e o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e a outros crimes relacionados. Num momento em que o país acompanha atentamente os desdobramentos das investigações da Operação Lava-Jato, entre outras desenvolvidas pelo Ministério Público, o aprimoramento e o compartilhamento de ferramentas, metodologias e experiências para o enfrentamento dessas práticas ilegais revela-se bastante oportuno.

Pelo MPM, a cooperação será desenvolvida pelo Centro de Pesquisa, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Investigação (CPADSI). Entre outras ações, a parceria prevê: a intensificação e racionalização do uso e aplicação de recursos de TI; o intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, metodologias, experiências e tecnologias; a realização de trabalhos para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas; o credenciamento de servidores para acesso a banco de dados ; o fortalecimento e a construção colaborativa de sistemática que confira maior eficácia no combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro; a realização de cursos de formação e o aperfeiçoamento profissional.

Também estiveram presentes à assinatura do acordo: a subprocuradora-geral Maria de Nazaré Guimarães de Moraes, a chefe de Gabinete da PGJM, Ana Carolina Scultori Teles Leiro, e a diretora-geral do MPAP, Ivana Cei.