Presidente da Comissão de Memória Institucional do CNMP visita reitor da UnB

O conselheiro nacional do Ministério Público Antônio Duarte, presidente da Comissão Temporária de Memória Institucional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visitou, na manhã desta terça-feira (6), o atual reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo. Na oportunidade, tratou de questões relacionadas ao tema da preservação da história e da memória do Ministério Público.

Duarte estava acompanhado da promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Cristina Rasia Montenegro, da chefe do Setor de Memória Institucional do Ministério Público Militar (MPM), Marina Scardovelli, e da arquivista do Ministério Público do Trabalho (MPT), Daniela Alves, todas integrantes do grupo de memória do CNMP.

Foram abordados os contatos preliminares com as coordenadoras dos cursos de Museologia e Arquivologia, professoras Ana Lúcia de Abreu e Eliana Braga, visando a devolver parcerias na área, sobretudo implementar um programa nacional de memória do Ministério Público, com a criação de banco de dados para consulta sobre a trajetória da Instituição.

Munido de ofício do presidente do CNMP, Rodrigo Janot, Duarte salientou o interesse do CNMP na celebração de um acordo de cooperação que possa, entre outras coisas, canalizar esforços para: a) elaboração de diagnóstico (exame da documentação escrita e de objetos existentes no CNMP); b) expografia (projeção do espaço reservado ao memorial); c) planejamento de exposições temáticas de caráter itinerante; d) catalogação do acervo; e) formação de acervo de História Oral; f) elaboração de biografias; e g) construção do memorial digital.

O professor Ivan Camargo parabenizou os integrantes da comissão pela iniciativa de resgate da memória e da história da Instituição, destacando a relevância do CNMP no cenário nacional. Esclareceu, ainda, que tem todo o interesse em firmar o termo de cooperação, que também garantirá a realização de pesquisas em história, arquivologia e direito.

O conselheiro Duarte agradeceu a aquiescência do reitor, repassando-lhe exemplares das publicações “Histórias de Vida” e “Procuradores-Gerais de Justiça Militar 1920 – 2016”, do Centro de Memória do MPM, e “Ministério Público – Um Retrato – 2016”, do CNMP. Ao final, convidou-o para uma visita ao CNMP, a fim de melhor dimensionar o trabalho desenvolvido pela Instituição em seus 11 anos de existência. (Com informações da Assessoria de Comunicação do CNMP)