PJM Campo Grande participa da Operação Ágata 11

A Procuradoria de Justiça Militar em Campo Grande está participando da Operação Ágata 11, realizada em toda a faixa de fronteira de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pelas Forças Armadas. O MPM acompanha as tropas e participa de audiências de instrução de processos nas cidades de Ponta Porã-MS e Corumbá-MS.

As ações da Operação Ágata 11, iniciada na segunda-feira (13), envolvem cerca de três mil militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, além de integrantes de órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais. A operação acontece às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, devido ao evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse toda a faixa de fronteira terrestre, e em áreas específicas de fronteira fluvial.

Durante a mobilização, militares vão combater os principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais. As ações são realizadas entre as cidades de Comodoro, no Mato Grosso, e Mundo Novo, Sul de Mato Grosso do Sul, em uma extensão de aproximadamente 2,5 mil quilômetros.

Integram as operação, além do MPM: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Ministério Público Federal, Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras, Receita Federal, Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Fundação Nacional do Índio, Agência Estadual de Defesa Sanitária, animal e vegetal, do Estado do Mato Grosso do Sul, Agência Nacional de Aviação Civil, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria de Fazenda Estadual, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Departamento de Operações de Fronteira, Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa)