Nota de Falecimento

Com pesar, comunicamos o falecimento do subprocurador-geral de Justiça Militar, aposentado, João Ferreira de Araújo, “Ferreirinha”, ocorrido nesta madrugada (21) em Brasília-DF. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

João Ferreira de Araújo nasceu em 29 de julho de 1929, em Lagarto, Sergipe. É filho de Valério Ferreira de Araújo e Vitalina Maria de Jesus. Casou-se com Cherubina Bastos Melo de Araújo. Serviu na Marinha. Formou-se técnico em enfermagem. Graduou-se em Direito pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1962. Atou na advocacia trabalhista. Ingressou na carreira do Ministério Público Militar em 1981, aprovado em concurso público, nomeado em 10 de agosto procurador militar de segunda categoria, cargo atualmente denominado promotor de Justiça Militar. Inicialmente, exerceu suas funções na 1ª Auditoria da 12ª Circunscrição Judiciária Militar, em Manaus. Em 1982, foi removido para o órgão do MPM junto à 1ª Auditoria da Marinha da 1ª CJM, no Rio de Janeiro. Em 12 de dezembro de 1991, foi promovido a procurador militar de primeira categoria. Em 20 de fevereiro de 1995, ascendeu ao cargo de subprocurador-geral da Justiça Militar. Em 16 de março do mesmo ano, aposentou-se.

O subprocurador-geral foi um dos entrevistados do livro Histórias de Vida, lançado em março deste ano pelo Centro de Memória do Ministério Público Militar. Clique aqui e leia a entrevista do Dr. Ferreirinha.