STM homenageia subprocurador-geral Mário Sérgio

O subprocurador-geral de Justiça Militar Mário Sérgio Marques Soares foi homenageado, hoje (29), durante a 52ª Sessão de Julgamento do Superior Tribunal Militar. Essa foi a última sessão do decano do Ministério Público Militar no STM. Mário Sérgio irá aposentar-se no próximo dia 1º de setembro.

No início da Sessão, o ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, oriundo do MPM, pediu a palavra para saudar o subprocurador-geral Mário Sérgio Marques Soares, por sua atuação “densa, zelosa, diligente e destacada” por mais de 30 anos na instituição. Péricles Aurélio relacionou os cargos que Mário Sérgio ocupou no MPM, assim como ressaltou sua contribuição na regulamentação das atividades da Câmara de Coordenação e Revisão e do Conselho Superior do Ministério Público Militar, na uniformização dos procedimentos de investigação direta e no inquérito civil conduzidos pelo MPM, na formulação das bases do concurso de ingresso na carreira da instituição, entre outras. “Mário Sérgio é uma referência para os novos e para os antigos, um incentivador, criativo, que nunca deixou de perder o ânimo e o entusiasmo pela carreira que abraçou”, declarou Péricles Aurélio.

Na sequência, diversos ministros do STM também prestaram homenagens ao subprocurador-geral. O ministro-presidente do STM, José Coêlho Ferreira, ressaltou, em especial, a qualidade das peças produzidas pelo subprocurador-geral. “Muitas vezes, a maneira mais fácil de entendermos o processo era lendo os pareceres do Dr. Mário Sérgio”, comentou.

Mário Sérgio agradeceu a homenagem prestada pela casa, que, segundo ele, muito contribuiu para sua formação, e por onde também passaram seu irmão e seu pai. O subprocurador-geral lembrou ainda de passagens marcantes nas mais de cem sessões das quais participou na corte, como na luta pela representação dos subprocuradores-gerais perante o tribunal, até então feita apenas pelo procurador-geral de Justiça Militar.

Foto: Odair Freire/STM