Portaria determina teletrabalho em todas as unidades do MPU

A partir desta quinta-feira (19) membros e servidores, estagiários e colaboradores do Ministério Público da União (MPU) deverão trabalhar de casa. A medida foi determinada em portaria do procurador-geral da República e tem o objetivo de reduzir o contato pessoal. A determinação é apontada por especialistas como imprescindível para evitar a transmissão do novo coronavírus.

De acordo com a Portaria PGR/MPU nº76, as atividades incompatíveis com o teletrabalho ficam suspensas. Com isso, o comparecimento pessoal em todas as unidades fica dispensado. Para garantir o integral funcionamento da instituição, a portaria estabelece que membros, servidores, estagiários e colaboradores deverão ficar de sobreaviso para atendimento das demandas, o que deve ser feito preferencialmente de forma remota.

Há uma semana, o chefe do MPU já havia editado a Portaria PGR/MPU nº 60, estabelecendo o trabalho domiciliar para boa parte do pessoal. Também o MPM, por meio da Portaria nº 49 /PGJM, já havia fixado medidas temporárias para prevenir o contágio do coronavírus COVID-19.