Nota – Ação do Exército em Guadalupe/Rio de Janeiro

Desde a tarde de ontem (7), o Ministério Público Militar acompanha as investigações da ação de patrulhamento na área da Vila Militar no Rio de Janeiro que resultou na morte de Evaldo dos Santos Rosa, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro, por meio de um promotor de Justiça Militar designado para esta investigação, está em contato permanente com o comando da 1ª Divisão de Exército, unidade militar responsável pela apuração dos fatos.

A perícia do local foi feita ontem pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Os militares envolvidos foram afastados e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Militar para tomada de depoimentos. Também foi ouvida uma testemunha civil. Após as oitivas, foi determinada a lavratura da prisão em flagrante de 10 dos 12 militares envolvidos, por descumprimento de regras de engajamento. O Auto de Prisão em Flagrante foi lavrado e tão logo o fato seja elucidado o MPM fará a sua manifestação.

O Ministério Público Militar lamenta a morte de um cidadão e os ferimentos provocados em outras duas pessoas e se solidariza com os parentes e os amigos das vítimas neste momento de dor.