MPM e CNPGC – tratativas para acesso ao sistema Plutão

O Ministério Público Militar recebeu, nesta tarde (6), a visita do presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), Ricart César Coelho dos Santos. Ele veio entregar a relação dos Procuradores-Gerais de Contas indicados para acesso ao sistema de tecnologia Plutão, desenvolvido pelo Centro de Apoio à Investigação (CPADSI). MPM e CNPGC firmaram Acordo de Cooperação Técnica e Assistência Mútua para intercâmbio de conhecimentos e soluções em tecnologia da informação.

Em um primeiro momento, terão acesso ao sistema Plutão os procuradores-gerais de Contas Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira (DF), Enio Andrade Pimenta (AL), Rafael Neubern Demarchi Costa (SP), Aderson Flores (SC) e Silaine Karine Vendramin (PA). Os impactos dessa cooperação em tecnologia promoverão avanços nas investigações conduzidas pelas duas instituições, com vistas a promover a defesa da probidade administrativa, a proteção do patrimônio público e a transparência da gestão na Administração Pública.

Além do procurador-geral Jaime de Cassio Miranda, participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça Militar Clauro Roberto de Bortolli e a chefe de Gabinete e promotora de Justiça Militar, Ana Carolina Scultori da Silva Teles.

PLUTÃO – É uma plataforma desenvolvida pelo Centro de Apoio à Investigação (CPADSI) que concentra diversas bases de dados compiladas em um mesmo ambiente, para fins de pesquisas cadastrais diversas. O acesso ao PLUTÃO deverá ser feito com o objetivo específico de subsidiar investigações ou instruir processos e em observância aos padrões normativos e éticos da administração pública e ao sigilo das informações obtidas em razão do interesse do serviço.