MPM busca apoio do Ministério da Justiça para incremento na capacidade de investigação

O procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, recebeu nesta tarde (13) a visita do secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Gilson Libório de Oliveira Mendes.

Durante o encontro, foi tratada a formalização da integração do MPM como membro efetivo da REDELAB. O acordo está em análise na CONJUR do MJ desde agosto de 2017. Outro tema discutido foi a reativação do acesso do MPM ao sistema SINAPSE/ (Polícia Federal). O MPM deixou de ter acesso ao sistema em agosto de 2014, quando venceu o acordo de cooperação técnica, não se obtendo êxito em sua renovação. O MPM pediu ainda o apoio do secretário no compartilhamento e no acesso a bases de dados diversas disponíveis ao Ministério da Justiça.

Como forma de ampliação da capacidade institucional de inteligência e investigação, o MPM solicitou ainda a participação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ) nos cursos e treinamentos promovidas pelo Centro de Apoio à Investigação – CPADSI para membros e servidores.

Participaram também do encontro: o secretário executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Claudenir Brito Pereira; a promotora e chefe de Gabinete da PGJM, Ana Carolina Scultori da Silva Teles; o diretor-geral da PGJM, Gilberto Barros Santos; a assessora especial de Pesquisa e Análise/CPADSI, Hélida Alves Girão e o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistema e gestor de Convênios/CPADSI, Waldo Chaves Stilben Filho.