MPM acompanha Cruzex 2018 em Natal

O procurador-geral Jaime de Cassio Miranda e as subprocuradoras-gerais Arilma Cunha da Silva e Hermínia Célia Raymundo acompanharam, no último domingo (25), o Cruzeiro do Sul Exercise (Cruzex 2018), realizado em Natal/RN. Os membros do MPM integraram comitiva composta pela Força Aérea Brasileira (FAB) para visita ao Exercício.

O Cruzex é uma atividade multinacional promovida pela FAB, desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre várias nações.

A edição deste ano, iniciada no dia 18 de novembro e que se estende até 30 de novembro, na Ala 10, em Natal/RN, reúne cerca de 2 mil militares de 13 países, incluindo o Brasil, e cerca de cem aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB e reúne Marinha e Exército. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.

A principal novidade da CRUZEX 2018 é o cenário de guerra não convencional, em que o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. É o perfil encontrado em missões de paz da ONU.

Nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai participam com militares e aviões; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela, com militares. (Com informações da Agência Força Aérea)