Almoços do Centenário – Secretária-Geral do MPU

O Almoço do Centenário realizado no início desta tarde (22), na PGJM, homenageou a secretária-geral do Ministério Público da União, Eliana Péres Torelly de Carvalho, que recebeu a Medalha do Centenário. A comenda foi criada pela Associação Nacional do Ministério Público – ANMPM para celebrar os 100 anos do MPM e é em entregue a personalidades que dignificam o Brasil e reconhecem, especialmente, o trabalho desenvolvido pelo MPM.

Ainda durante a solenidade também foram entregues Panóplias do MPM à secretária-geral do MPU, Eliana Péres Torelly de Carvalho, e ao secretário-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Wagner de Castro Araújo, pelo trabalho que realizam em prol do Ministério Público e, particularmente, pelo que fazem em benefício do MPM.

Nos discursos proferidos durante a breve solenidade, o procurador-geral Antônio Pereira Duarte e o presidente da ANMPM, o subprocurador-geral Edmar Jorge de Almeida, reforçaram o caráter de unicidade, de respeito mútuo, que a atual gestão do MPU implementou. “Os princípios da unidade, da indivisibilidade e da independência funcional, diretrizes constitucionais do Ministério Público para defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais individuais indisponíveis, presumem este estado de coesão, essa reciprocidade entre os membros e os ramos do MPU, em prol de uma atuação eficaz e transparente, que proporcione a tão almejada segurança jurídica, imprescindível neste momento de crises complexas pelas quais passa o país”, declarou Edmar Jorge.

A homenagem, acrescentou Antônio Duarte, é um reconhecimento ao esforço desenvolvido pela Secretaria-Geral do MPU, no sentido de garantir a integração dos ramos, conferindo voz a todos que compõem o MPU, possibilitando que participem das mudanças pelas quais o MP tem passado. O procurador-geral ressaltou ainda o apoio que o MPM recebe do coirmão MPDFT em várias ocasiões, como o foi ontem, quando da palestra sobre Lei Geral de Proteção de Dados – LGP, proferida pelo procurador de Justiça do DF Leonardo Roscoe Bessa aos integrantes do MPM, por videoconferência.

Emocionado, Wagner de Castro Araújo agradeceu a honraria recebida e manifestou o desejo de que todos que integram o MPDFT estivessem ali para também receberem a homenagem, que considera um reconhecimento ao trabalho feito por toda a Instituição.

Gratidão, foi a palavra utilizada por Eliana Torelly para sintetizar o que sentia com a homenagem. “Vejo que o termo unidade foi bastante repetido nesta tarde. Desde que me somei à gestão do procurador-geral da República, Antônio Augusto Aras, essa foi sempre a tônica: unidade na diversidade. Temos missões distintas mas, sobretudo, somos um só MP”, afirmou.

Ao final, parabenizou o parquet militar pelo centenário, manifestando que essa data seja percebida como momento de reflexão, de reconhecimento por todo o valor que o Ministério Público Militar tem.

Acompanharam a solenidade em homenagem à secretária-geral do MPU e ao secretário-geral do MPDT: o chefe de Gabinete da PGJM – área administrativa, Jorge Farias; o chefe de Gabinete da PGJM – área finalística, Cícero Coimbra Neves; o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires; e o secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho.

Banco de Imagens.