Reunião do Grupo de Trabalho sobre Crimes Militares Cibernéticos

No último dia 23 de junho, o Grupo de Trabalho sobre Crimes Militares Cibernéticos fez sua primeira reunião na Procuradoria-Geral de Justiça Militar. O GT foi instituído pela Portaria 112 /PGJM, de 15 de junho de 2022, para estudar, discutir e apresentar sugestões de conteúdo para inserção no Manual de Polícia Judiciária Militar, em relação aos crimes militares cibernéticos.

Neste primeiro encontro, foram discutidas e deliberadas questões relacionadas a formalização do grupo de trabalho e definição de cronograma de trabalho. Na oportunidade, foram criados dois subgrupos, um de temática jurídica e outro de TI/perícia, cujos objetos consistem na elaboração do manual e na radiografia das perícias cibernéticas, via mapeamento daquelas já realizadas no país e identificação das realizáveis de modo centralizado e descentralizado.

Integram o Grupo de Trabalho: o vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; o chefe de Gabinete para Assuntos Administrativos, Jorge Augusto Caetano de Farias; e o chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves. Indicados pelo Ministério da Defesa e, pelas Forças Armadas, participaram da reunião também: Gen Div R/1 Fernando José Soares da Cunha Mattos (ComDCiber); Cel Ângelo Azevedo Costa Junior (EB); Ten Cel Daian Gomes de Medeiros (EB); CF Ronaldo Saunders Monteiro (MB); 1º Ten Luiz Antônio Costa Reis (ComDCiber); 1º Ten Isabelle Cecília de Andrade (FAB); 2º Ten João Paulo Santos Nogueira (FAB); ST Alessandro Vitor de Souza (EB) e 2º Sgt Anderson da Silva Vieira (FAB). Secretariando as tarefas administrativas, também estiveram presentes, o secretário de Relações Institucionais do MPM, Antonio Coutinho, e a servidora do MPM Karolyne Christina Queiroz Leite.