SPAI apresenta sistemas no encontro de diretores da Justiça Militar da União

Secretaria de Pesquisa e Apoio à Investigação (SPAI) e dimensão técnica dos sistemas operados” foi o tema da palestra da promotora de Justiça Militar Ângela Montenegro Taveira no terceiro dia do Encontro de Diretores da Justiça Militar da União no Superior Tribunal Militar, ocorrido no dia 29 de junho.

Na oportunidade, a secretária de Pesquisa e Apoio à Investigação do MPM apresentou a SPAI, que dá apoio às investigações de procedimentos extrajudiciais e judiciais no âmbito do Ministério Público Militar.

Ângela Montenegro explicou a importância dos sistemas utilizados na SPAI, sendo cinco deles desenvolvidos pelo próprio MPM (Passaporte, PAI, Argus, Plutão e Mercúrio).

Ressaltou a importância de os magistrados da JMU manterem seus cadastros ativos e atualizados no SISBAJUD e no INFOJUD, aduzindo que dados financeiros e fiscais não transitam mais fora desses sistemas. Anunciou a entrada em funcionamento do sistema automatizado de captura do CCS/BACEN, com a criação de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) pela SPPEA-MPF, já homologada e em funcionamento no MPM, que dispensa a requisição desses dados via protocolo digital.

O Encontro de Diretores da Justiça Militar da União ocorre em Brasília até hoje (30) e tem por objetivo debater temas importantes para as rotinas das Secretarias das Auditorias. Participam da atividade, 43 secretários e substitutos das Auditorias de todo o Brasil. (Com informações da Assessoria de Comunicação do STM)

Foto: Odair Freire/STM