Procurador participa de simulação de julgamento para crianças e adolescentes de projeto social

O procurador de Justiça Militar Luciano Moreira Gorrilhas participou nesta manhã (29), no Auditório da 1ª Circunscrição Judiciária Militar, no Rio de Janeiro, de um julgamento simulado. A iniciativa, organizada pela 1ª Auditoria da 1ª CJM, teve por objetivo apresentar para crianças e adolescentes moradores de comunidades da Ilha do Governador e participantes do Projeto Forças no Esporte (PROFESP) o funcionamento, a estrutura e as carreiras ligadas à Justiça Militar da União.

Na oportunidade, foi reconstituído o julgamento de um caso de furto simples, art. 240 do Código Penal Militar. A juíza federal substituta da Justiça Milita Mariana Queiroz Aquino participou da simulação, detalhando o funcionamento do processo criminal, a dinâmica de uma audiência e o papel do juiz.

Já o procurador Luciano Gorrilhas falou sobre o Ministério Público Militar e suas atribuições como acusador no processo. Também a defensora pública da União Cristina Gonçalves Nascimento falou sobre a defesa do réu e como atua a DPU.

Projeto Forças no Esporte – o PROFESP, uma parceria entre os Ministérios do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e de Defesa, tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, sendo usado como ferramenta de inclusão social, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente, em áreas de vulnerabilidade social.