Procurador-geral mantém encontros em Manaus

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, esteve ontem (17) reunido com representantes das Forças Armadas, do Ministério Público e da Justiça Militar da União para tratar de temas de interesse ao Ministério Público Militar e às demais instituições citadas na região amazônica.

Pela manhã, Antônio Duarte reuniu-se com o juiz federal da Justiça Militar da União Vitor de Luca, na Auditoria da 12ª Circunscrição Judiciária Militar, para tratar de aspectos relacionados à ampliação da competência da Justiça Militar da União MU e da importância da presença efetiva do MPM e da JMU naquela vasta região. Na oportunidade, o juiz federal Vitor de Luca relatou o bom andamento dos trabalhos com a Procuradoria de Justiça Militar em Boa Vista-RR, com os procedimentos e as videoconferências transcorrendo de forma bastante positiva.

Na sequência, contando com as presenças do procurador de Justiça Militar José Luis Pereira Gomes e pelo diretor-geral Alexander Pires, a visita foi ao Comando Militar da Amazônia (CMA), onde foram recebidos pelo comandante militar da Amazônia, general de Exército Achilles Furlan Neto. As conversas giraram em torno da questão amazônica, a presença estratégica das Forças Armadas e a complexidade da atuação, tanto militar como do Ministério Público, na região.

O procurador-geral de Justiça do Estado do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento, e a procuradora-chefe do Ministério Público do Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, também estiveram presentes à reunião e participaram das discussões acerca do trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas no Estado e do apoio e do acompanhamento prestados pelo Ministério Público brasileiro nesta atuação.

Fechando a agenda do dia, o procurador-geral foi ao Ministério Público do Estado do Amazonas, onde o diálogo com o procurador Alberto Nascimento e a procuradora Alzira Costa foi retomado e a pauta versou sobre o aprimoramento da atuação do Ministério Público, a troca de experiências acerca do trabalho na região amazônica e os projetos de interesse do MP em trâmite no Congresso Nacional.