MPM participa da solenidade de entrega do caça Gripen F-39

Na noite de ontem (27) o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, acompanhado de seu chefe de Gabinete, Jorge Farias, e do secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho, esteve na Base Aérea de Brasília, tomando parte na cerimônia oficial de apresentação da primeira aeronave de caça Gripen F-39. A solenidade contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além de embaixadores de nações amigas, ministros de Estado e outras autoridades.

Na oportunidade, a FAB fez uma prestação de contas à sociedade brasileira, com a apresentação resumida do histórico do projeto, dos custos totais do programa estratégico do Brasil com a Suécia, com transferência de tecnologia e compensação comercial, em prol da indústria nacional e da ampliação na oferta de empregos para o País.

O avião apresentado é o primeiro dos 36 caças que serão entregues à Força Aérea Brasileira até 2026. Os 13 primeiros estão sendo fabricados na Suécia, enquanto outros oito terão a produção iniciada na Suécia e concluída no Brasil. As 15 últimas aeronaves serão fabricadas integralmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen numa unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Desenvolvido em conjunto pela Saab e pela Embraer, o Gripen F-39 tem duas versões, a E com um assento (monoposto) e a F com dois assentos (biposto), para permitir missões de treinamento e de maior complexidade que exijam um segundo piloto. Capazes de atingir duas vezes a velocidade do som e suportar até nove vezes a força da gravidade durante manobras, as aeronaves poderão executar missões de defesa aérea, de ataque e de reconhecimento no mesmo voo, sem necessidade de retorno à base.