Membros do Ministério Público brasileiro que integram o GNCOC se reúnem em Brasília para discutir estratégias de combate à criminalidade

Nesta sexta-feira, 09 de julho, membros do Ministério Público brasileiro que integram o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas – GNCOC estiveram reunidos em Brasília para discutir estratégias de combate à criminalidade.

Realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, a reunião foi aberta pela presidente do GNCOC e procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima, Janaína Carneiro Costa. O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, compôs a mesa de abertura do evento, formada ainda pela presidente do CNPG e procuradora-geral de Justiça do MPAP, Ivana Franco Cei, pela vice-presidente do GNOC e procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, e pelo diretor do Centro de Inteligência Nacional da Abin, Jônio Lúcio Barbosa da Costa.

Os componentes da mesa destacaram a importância de se combater o crime organizado e as facções criminosas no Brasil de forma estratégica e com eficiência. A Reunião seguiu com a palestra do diretor do Centro de Inteligência Nacional da Abin, Jônio Barbosa da Costa, que falou sobre a temática “A Abin e o Sisbin – a atuação da inteligência”.

Já no início desta tarde, os participantes do encontro foram divididos em grupos temáticos de trabalho para discutir questões como Inteligência, corrupção e facções criminosas.

“Foi uma reunião extremamente produtiva, nosso primeiro encontro do ano e já estamos nos programando para a próxima reunião, quando teremos a participação de representantes dos Gaecos de todo o país”, ressaltou a presidente do GNCOC, Janaína Carneiro.

GNCOC – O GNCOC tem por objetivo combater as organizações criminosas e atuar em investigações de combate aos crimes tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos. É responsável ainda por articular ações em âmbito nacional ou regional visando a uniformização e fortalecimento de ações de combate ao crime organizado, a partir de capacitação dos membros e servidores e troca de experiências sobre as ações de investigação.

Criado em 2002 e formado pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECOs) dos Ministérios Públicos Estaduais e da União, o GNCOC trabalha de maneira integrada com as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), receitas Estadual e Federal, Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos. (Com informações da Assessoria de Comunicação do GNCOC)