Inauguração das novas instalações da PJM Juiz de Fora

Realizada no final da tarde de ontem (1º), a solenidade de inauguração das novas instalações da Procuradoria de Justiça Militar em Juiz de Fora. O procurador-geral Marcelo Weitzel, o subprocurador-geral Mário Sérgio Marques Soares, o subprocurador-geral e presidente da ANMPM, Giovanni Rattacaso, o procurador e conselheiro do CNMP, Antonio Pereira Duarte, e o diretor-geral da PGJM, Jaime de Cassio Miranda, participaram do evento que reuniu membros e servidores da PJM Juiz de Fora, além de autoridades civis e militares da região.

Nos discursos proferidos durante a solenidade, tanto o procurador de Justiça Militar Ulysses da Silva Costa Filho, anfitrião, como o procurador-geral Marcelo Weitzel ressaltaram a importância das intervenções realizadas na PJM Juiz de Fora para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Modernização, acessibilidade e segurança foram palavras constantes nos dois pronunciamentos.

Todo o leiaute interno da PJM Juiz de Fora foi alterado com a obra, salas foram redimensionadas, a copa foi ampliada com a criação de área para refeitório, a biblioteca ganhou uma sala exclusiva, as instalações elétrica, hidráulica e telefônica foram substituídas. Além disso, novos aparelhos de ar-condicionado foram instalados e o mobiliário foi todo trocado. Também foram adotadas todas as normas e critérios para promover a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O procurador Ulysses Filho fez uma comparação entre as conquistas do Ministério Público desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, que ampliou suas atribuições e responsabilidades, com a evolução na parte estrutural do MP a partir desse período. “Esse espaço é um exemplo da importância que a Constituição Federal atribuiu ao Ministério Público. Temos as instalações, o material humano, estamos prontos para encarar os desafios. Tudo isso representa a importância do órgão”, declarou.

Lembrando do período em que trabalhou na PJM Juiz de Fora, o procurador-geral Marcelo Weitzel afirmou que tanto os membros e servidores, como os cidadãos mereciam uma Procuradoria a altura da importância que Juiz de Fora e Minas Gerais têm para a História do país. De acordo com Marcelo Weitzel, era necessário oferecer um ambiente digno e adequado ao atendimento do cidadão que procura o MPM e ao desenvolvimento das atribuições institucionais por membros e servidores.

Outro sentimento comum manifestado nos discursos foi o de agradecimento e de reconhecimento pelos serviços desenvolvidos pelos servidores da PJM Juiz de Fora. Dois desses servidores foram homenageados na solenidade com a comenda da Ordem do Mérito Ministério Público Militar. Postumamente, Oswaldo José da Rosa Pereira, falecido em 2010, foi agraciado com medalha no grau de distinção. A comenda foi entregue pelo procurador Antonio Pereira Duarte à viúva do servidor, Zuleika da Silva Souza Pereira. No grau de bons serviços, Paulo Henrique Delgado de Miranda recebeu a medalha das mãos do subprocurador-geral Mário Sérgio Marques Soares.

Banco de Imagens