CPADSI lança Plutão em evento do Ministério Público do MS

O promotor de Justiça Militar Luiz Felipe Carvalho Silva, coordenador do Centro de Apoio à Investigação – CPADSI, está em Bonito-MS, para participar do Seminário “Investigação do Ministério Público no âmbito Civil e Criminal”, organizado pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul, nos dias 19 e 20 de outubro de 2017.

Durante o evento, será feito o lançamento do Plutão, plataforma criada e desenvolvida pelo CPADSI/MPM, em parceria com o Departamento Especial das Atividades de Execução (DAEX/MPMS). O Plutão concentra todas as bases de dados utilizadas pelo CPADSI numa mesma plataforma, tornando a pesquisa integrada e inteligente, gerando resultados rápidos e complexos que irão subsidiar as investigações. Em breve, o Plutão será disponibilizado pelo CPADSI aos membros do MPM, para acesso por diversos meios, inclusive tablets e smartphones.

Atualmente, o Plutão faz uso das bases de dados da Receita Federal (CPF e CNPJ), do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS e CAGED), do Tribunal Superior Eleitoral (Cadastro de Eleitores), e do INSS (Sisobi – óbitos).

A parceria formada entre o CPADSI/MPM e o DAEX/MPMS foi destacada pelo coordenador do DAEX, o promotor de Justiça Antonio André. “O convênio celebrado e as ferramentas compartilhadas elevam os Ministérios Públicos a outro nível de eficiência nos seus objetivos constitucionais, as formas modernas de lesão aos bens públicos e a segurança pública exigem do Estado um novo modo de trabalhar e o sistema Plutão representa exatamente isso, e permite um esforço conjunto com eficiência e racionalidade dos valiosos  recursos públicos.”, declarou.

Outro fruto desse acordo de cooperação técnica, é a integração do Portal de Perícias do MPMS. O CPADSI está trabalhando na integração desse portal que permite a formulação de quesitos de perícia de forma eletrônica, especialmente os que tratam de engenharia e obras. O membro poderá selecionar os quesitos de perícia entre as opções descritas no sistema, com possibilidade de inserir eletronicamente os anexos exigidos pelo quesito.

O Seminário “Investigação do Ministério Público no âmbito Civil e Criminal” será aberto nesta noite (19) com a palestra do procurador Regional da República na 4ª Região Douglas Fischer, que abordará o tema, “Técnicas essenciais de investigação em tempos de criminalidade moderna e organizada”. Douglas Fischer é coordenador jurídico do Grupo de Trabalho da Lava-jato e relator de Projeto de Lei que trata da reforma do Código Penal brasileiro.

Ainda na programação do evento, serão apresentadas palestras sobre: “Fraudes em Licitações – aspectos práticos”, com Landolfo Andrade de Souza, promotor de Justiça do MPSP; “Investigação digital em fontes abertas”, com Guilherme Caselli de Araújo, responsável pelo setor técnico da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Estado do Rio de Janeiro; “Investigação criminal – aspectos práticos no combate ao crime organizado”, com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO); e “Modernização e avanços nas investigações realizadas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul”, com Antonio André David Medeiros, promotor de Justiça do MPMS e coordenador do DAEX/MPMS.