CPADSI faz treinamento sobre o ARGUS para a CGU

O Centro de Apoio à Investigação – CPADSI/MPM está participando do Treinamento dos Núcleos de Ações Especiais da Controladoria-Geral da União em Brasília/DF – CGU. O evento de capacitação foi iniciado hoje (18) e estende-se até o dia 20, quarta-feira, na sede da CGU, em Brasília.

Como previsto na programação, amanhã (19), das 8h30 às 10 horas, o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistema e gestor de Convênios/CPADSI, Waldo Chaves Stilben Filho, e o chefe da Seção de Casos Sigilosos/CPADSI, Mateus de Freitas Rodrigues, apresentarão a ferramenta Argus, promovendo um treinamento sobre a utilização do sistema de inteligência financeira. Em seguida, das 10h15 às 12 horas, o chefe da Divisão de Análise/CPADSI, Caio Maciel Soares Botelho, fará apresentação de um caso real, no qual foram encontradas várias transações financeiras suspeitas, cuja investigação foi facilitada pelo uso da ferramenta ARGUS, resultando em relatório que subsidiou o oferecimento de denúncia pelo MPM, já inclusive recebida pela Justiça Militar.

A atividade da CGU tem por objetivo capacitar os servidores integrantes dos Núcleos de Ações Especiais das Controladorias-Regionais da União, do Núcleo de Coordenação de Operações Especiais do Gabinete da SFC e servidores das Coordenações no tocante a aspectos técnicos e práticos de levantamento e análise de informações relevantes para as atividades investigativas nos trabalhos de Operações Especiais, com a utilização de ferramentas e sistemas informatizados, bem como a solicitação e análise das operações atípicas disponibilizadas pelo COAF.