Almoços do Centenário – Senador Antonio Anastasia

O Almoço do Centenário realizado no início desta tarde (22), na PGJM, homenageou o senador Antonio Anastasia (PSD – MG), que recebeu a Medalha do Centenário. A comenda foi criada pela Associação Nacional do Ministério Público – ANMPM para celebrar os 100 anos do MPM e é entregue a personalidades que dignificam o Brasil e reconhecem, especialmente, o trabalho desenvolvido pelo MPM. O parlamentar também foi presenteado pelo procurador-geral Antônio Pereira Durante com a Panóplia do Ministério Público Militar.

Nos pronunciamentos feitos durante a cerimônia, o presidente da ANMPM, Edmar Jorge de Almeida, e o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, manifestaram a admiração, o respeito e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo homenageado em prol de um país melhor e do Ministério Público brasileiro.

Em seu agradecimento, o senador Anastasia ressaltou a relevância da atuação do parquet militar nesses 100 anos de existência e a importância do esforço coletivo das instituições que lutam por aquilo que está descrito em nossa Constituição, cada uma com suas atribuições específicas. “No parlamento, podem contar comigo na garantia das instituições e na garantia do papel imprescindível que o Ministério Público adquiriu perante a Sociedade pós Constituição de 1988”, declarou.

O senador Antonio Anastasia foi o relator, na CCJ/Senado, dos processos de indicação para composição do Conselho Nacional do Ministério Público de Antônio Pereira Duarte e Marcelo Weitzel e será o relator da indicação de Jaime de Cassio Miranda, também para o CNMP.

Aproveitando a ocasião, o procurador-geral Antônio Duarte entregou ao senador a Agenda Institucional MPM 2021,documento que apresenta as principais demandas do Ministério Público Militar perante o Congresso Nacional, o Poder Judiciário e o Executivo. Antonio Anastasia prontificou-se a contribuir no desenvolvimento dos temas de interesse ao MPM.

Acompanharam ainda a cerimônia: a presidente do CNPG e procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei; o conselheiro do CNMP e subprocurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel; o secretário-geral do CNMP e procurador de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda; o promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Macapá/AP, Roberto da Silva Alvares; o chefe de Gabinete da PGJM – área jurídica, Cícero Coimbra Neves; o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires; e o secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho.

Banco de Imagens.