Término da 1ª Fase da Obra de Construção da Sede da PJM Rio de Janeiro

Foi realizado, nesta manhã (10), na cidade do Rio de Janeiro, ato solene em alusão ao término na 1ª Fase da Obra de Construção da Sede da Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro. O procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, recebeu membros da PJM Rio de Janeiro,  representantes da Aeronáutica, que cedeu o terreno para construção da sede, e da empresa Lopez Marinho Engenharia e Construções LTDA, responsável pela execução dessa fase da obra por meio do Contrato nº 20/2013, no futuro endereço da Procuradoria, na avenida General Justo, Lote 6, Castelo, no Centro do Rio de Janeiro/RJ, em frente ao Aeroporto Santos Dumont.

Estiveram presentes à solenidade: a procuradora Maria de Lourdes Souza Gouveia; o promotor Max Brito Repsold; o promotor Mário André da Silva Porto; o diretor-geral do MPM, Gilberto Barros Santos; o diretor da Lopez Marinho Engenharia e Construções LTDA, Gabriel Mosquera Lopez,; o coronel Valnei Silva da Cruz, diretor da Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica (PIPAR) e a cap-engenheira Taísa Ferreira Lopes dos Santos, supervisora da Comissão Fiscalizadora da Obra pela Aeronáutica.

A nova representação do MPM no Rio de Janeiro ocupa um terreno de 3.198 m², com 20.037,96 m² de área construída. A PJM Rio de Janeiro ocupará oito dos nove andares do prédio. Em contrapartida à cessão do terreno, serão destinados um andar e um subsolo para instalação da PIPAR, que atende um público superior a 37 mil pessoas (militares inativos, servidores públicos aposentados, ex-combatentes, anistiados políticos e respectivos pensionistas). Também no projeto está prevista uma praça pública, voltada para a rua Fioravanti di Pietro, composta por área pavimentada, bancos e alameda de árvores. O prédio foi concebido tendo como base os princípios de sustentabilidade e ecoeficiência, observando o respeito ao meio ambiente, o uso consciente dos recursos e a eficiência energética.