Procuradora visita o Exercício Guardião Cibernético em São Paulo

A procuradora de Justiça Militar Helena Mercês Claret da Mota esteve, no dia 18 de agosto de 2022, na 4ª edição do Exercício Guardião Cibernético (ECG 4.0), realizado no HUB São Paulo, a convite do general de Exército Tomás Miguel Ribeiro Paiva, comandante Militar do Sudeste.

Na oportunidade, a integrante da Procuradoria de Justiça Militar em São Paulo foi recebida pelo assessor de Relações Institucionais do CMSE, general de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho e pelo general de Brigada Paulo Sérgio Reis Filho, chefe do Centro de Defesa Cibernética, responsável pelo exercício no CMSE, que destacou a importância da participação do Ministério Público Militar no evento.

O Exercício Guardião Cibernético é uma mega simulação de ataques a infraestruturas estratégicas de Defesa Nacional. Ao todo, atuam no evento cerca de 90 empresas e organizações públicas e privadas, mobilizando 450 pessoas, entre civis e militares. O objetivo é desenvolver estratégias de resposta integrada entre os diversos atores para o caso de eventuais ameaças cibernéticas.