PJM Curitiba homenageia o ministro Péricles Aurélio

O ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz fez, no final da tarde de ontem (18), uma visita à Procuradoria de Justiça Militar em Curitiba.

Oriundo do Ministério Público Militar, Péricles Aurélio foi recepcionado e saudado pelos integrantes da PJM onde iniciou sua carreira, em 1981, como promotor de Justiça Militar. Também na PJM Curitiba, foi promovido a procurador de Justiça Militar, lá permanecendo até a promoção a subprocurador-geral de Justiça Militar, em 1995.

Outra lembrança marcante de sua trajetória associada à capital paranaense foi a participação no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associação do Ministério Público, realizado em junho de 1986. Nesse encontro, foi elaborada e aprovada a Carta de Curitiba, que serviu de base para o atual desenho, atribuições, prerrogativas, direitos e defesas do Ministério Público brasileiro, tanto na Constituição Federal de 1988, como na Lei Complementar 75/93, a Lei Orgânica do MPU, e na Lei nº 8.625/93, a Lei Orgânica do Ministério Público dos Estados.

Destacou-se ainda que o homenageado exerceu ainda os cargos de procurador-geral de Justiça Militar interino de 1995 a 1996; vice-procurador-geral de Justiça Militar de 1996 a 2000; corregedor-geral do MPM de 2000 a 2004; presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do MP em 2003; coordenador e membro da Câmara de Coordenação e Revisão do MPM de 2008 a 2016; coordenador da Comissão do Projeto Memória do MPM de 2014 a 2015; e Diretor-fundador do Instituto Brasileiro de Direito Militar e Humanitário (IBDMH).

Na oportunidade, o ministro Péricles Aurélio foi presenteado com uma placa de agradecimento: “Com as homenagens e gratidão dos integrantes da PJM/Curitiba/PR – de ontem, de hoje e de sempre – pela valorosa contribuição e edificante convívio de V.Exa. no Ministério Público Militar, ao longo de 35 anos (1981-2016) de atividade ministerial, sendo 14 anos (1981-1995) nesta Procuradoria de Justiça Militar”.

Prestigiaram a homenagem: os juízes-auditores da 5ª Circunscrição Judiciária Militar Arizona D’Ávila Saporiti Araújo Júnior e Diógenes Moisés Pinheiro; o comandante da 5ª Região Militar, general de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; o comandante do 20º Batalhão de Infantaria, coronel Gerson Rolim da Silva e o comandante do Cindacta II, coronel aviador Álvaro Wolnei Guimarães.

A Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) foi a patrocinadora do coquetel do evento e da produção da placa de agradecimento.