MPM participa de Reunião Interagências das Olimpíadas 2016 no CMP

O procurador-geral Jaime de Cassio Miranda, o vice-procurador-geral Roberto Coutinho e a procuradora de Justiça Militar Maria de Lourdes Souza Gouveia Sanson participaram, ontem (2), da 2ª Reunião Interagências das Olimpíadas 2016, no Comando Militar do Planalto, em Brasília.

As Operações Interagências materializam a integração das Forças Armadas com os Órgãos de Segurança Pública e outras agências governamentais, e tem a finalidade de conciliar interesses e coordenar esforços para a consecução de objetivos e propósitos convergentes que atendam ao bem comum, evitando a duplicidade de ações, a dispersão de recursos e a divergência de soluções, com eficiência, eficácia, efetividade e menores custos.

Nesta edição, a Reunião tratou sobre a capacitação dos seus recursos humanos; o calendário dos eventos de preparação e dos eventos-teste; os estágios de Sensibilização da Ameaça Terrorista; as atividades referentes a Defesa Aeroespacial e Controle do Espaço Aéreo, Fiscalização de Explosivos, Segurança e Defesa Cibernética, entre outros assuntos. Tratou, ainda, sobre a elaboração, relevância e proposta para a assinatura dos protocolos operacionais conjuntos, e da ativação do Estado-Maior Conjunto do CDA/Brasília.

A atuação das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos será coordenada em três eixos estratégicos: Defesa, Inteligência e Segurança Pública, seguindo o mesmo padrão já adotado, com sucesso, na Copa das Confederações, em 2013, na Copa do Mundo de 2014 e na Jornada Mundial da Juventude.

A 2ª Reunião Interagências, presidida pelo general de Divisão Cesar Leme Justo, comandante Militar do Planalto, contou ainda com a presença de representantes do 6° COMAR, 7° DN, ABIN, AGEFIS, ANAC, ANATEL, CAESB, CBMDF, CEB, COMGAR, CONDABRA, CNEN, DER, DETRAN, INFRAERO, METRO/DF, ONS, PMDF, SAMU, SSP/DF, SES/DF, TELEBRÁS, Rodoviária, Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do GDF e da Presidência da República.

Assessoria Especial para Grandes Eventos – A procuradora Maria de Lourdes Sanson coordena as ações do MPM na Assessoria Especial para Grandes Eventos do Ministério da Defesa. Integram ainda esse grupo: os promotores Jorge Augusto Lima Melgaço, Irabeni Nunes de Oliveira e Max Brito Repsold, todos lotados na Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro.

Como estabelece a portaria 1.501-MD, de 10 de maio de 2013, compete à Assessoria Especial para Grandes Eventos facilitar a coordenação das ações do Ministério da Defesa com os demais órgãos participantes dos Grandes Eventos, bem como orientar a integração das ações de defesa e de segurança pública, em conformidade com as diretrizes do ministro de Estado da Defesa. (Com informações da Assessoria de Comunicação do CMP)