MPM em visita à Auditoria Militar de Bagé/RS

Comitiva do Ministério Público Militar, chefiada pelo procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, esteve ontem (2) na 2ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar, em Bagé/RS. Na oportunidade, foram recepcionados pelo juiz Federal Substituto da Justiça Militar Wendell Petrachim Araújo.

Na visita de cortesia, foram tratados temas de interesse comum ao MPM e à Justiça Militar da União. Abordou-se aspectos da trajetória secular da JMU de 1a Instância e do MPM, que nasceram no bojo do Decreto 14.450/1920. Também foram analisados os avanços promovidos pelas Leis 13.491/17 e da 13.774/18, que ressignificam em muito o papel do Judiciário Militar pátrio.

Antônio Duarte salientou a importância histórica e estratégica da 2ª Auditoria da 3ª CJM, situada em Bagé, esclarecendo que está na cidade pela primeira vez para lançar a pedra fundamental da obra que abrigará a futura sede da PJM Bagé, em espaço condigno, bem localizado e apto a atender aos membros e servidores que cumprem as relevantes atribuições naquela valorosa regional do MPM.

O juiz Federal da JMU Wendell Petrachim fez questão de ressaltar a importância da construção que se inicia e destacou o ótimo grau de relacionamento com o MPM em Bagé, pautado pelo equilíbrio, independência e respeito recíprocos.

Também estiveram presentes ao encontro, o vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, o qual atuou por cerca seis anos na PJM Bagé, o coordenador da Câmara de Coordenação e Revisão do MPM, Edmar Jorge de Almeida, o procurador de Justiça Militar em Bagé, Dimorvan Gonçalves Leite, e o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires.