Grupo de Trabalho discute a profissionalização da Polícia Judiciária Militar da União

O promotor de Justiça Militar e chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves, acompanhado pelo secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho, participou ontem (11) de reunião do Grupo de Trabalho da Polícia Judiciária Militar da União, realizada na Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), do Ministério da Defesa.

Essa foi a terceira reunião do GT que tem por objetivo a estruturação e a capacitação da Polícia Judiciária Militar da União. Na oportunidade, foi apresentado o trabalho de PJMU desenvolvido pelas Forças Armadas. No encontro anterior, na semana passada, o promotor de Justiça Militar e chefe de Gabinete para Assuntos Administrativos, Jorge Augusto Caetano de Farias, havia apresentado a estrutura e o funcionamento do Ministério Público Militar, além da atividade de controle externo de polícia judiciária militar realizada pelo MPM em todas as fases da persecução criminal e na fiscalização prisional.

Integram ainda o Grupo de Trabalho, pelo MD: o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto/MD, tenente-brigadeiro do ar Jeferson Domingues de Freitas; o diretor da SEPESD, Herval Lacerda Alves; os assessores Henrique de Almeida Cardoso e José Mário Alves de Souza; e, os consultores jurídicos Marcelo Azevedo de Andrade e Bruno C. Cardoso.

As Forças Armadas estão assim representadas: Exército, coronéis Haryan Gonçalves Dias e Marcos R. Cardoso da Silva; Marinha, capitão de fragata Ronaldo Saunders Monteiro; e, Aeronáutica, tenente Renan Cezar B. Silva e coronel R/1, Paulo Eleutério Ribeiro.