Comissão do Projeto Memória avalia primeiro ano de trabalho

A Comissão do Projeto Memória do MPM realizou a última reunião do ano, ontem (17). Na oportunidade, foi feita uma resenha das atividades desenvolvidas no ano de 2015 e elaborado um calendário de entregas para o próximo ano.

Participaram dessa reunião o subprocurador-geral Péricles Aurélio Lima de Queiroz, coordenador da comissão; o procurador Antonio Pereira Duarte; o doutor em história Gunter Axt; o servidor Eduardo de Campos Bastos Neto, da PJM Juiz de Fora; as servidoras Eliane Alves Alípio e Marina Scardovelli de Souza, da Coordenadoria de Gestão de Acervos/DG; e a servidora Dorian Wagner, da PGJM.

Avaliando os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Memória, os integrantes da Comissão saudaram o oportunismo de sua implementação. O procurador Antônio Duarte comentou que no início da semana apresentou ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) proposta de resolução que estabelece diretrizes gerais para a preservação, promoção e difusão da memória do Ministério Público brasileiro. Nesse sentido, o MPM é pioneiro em atividades de memória institucional no MPU e, em todo o MP brasileiro, são poucos os que possuem ações estruturadas e continuadas como as desenvolvidas pelo Centro de Memória.

No cronograma de produtos a serem entregues em 2016 está a publicação Histórias de Vida, coletânea de entrevistas com 20 membros aposentados que narram a história do Ministério Público Militar. A previsão de lançamento do livro é para o início do mês de abril. Todas as entrevistas já foram realizadas, os áudios decupados, textos produzidos e encaminhados aos entrevistados para avaliação. Apenas três ainda não encaminharam a aprovação.

Além do Histórias de Vidas, em 2016, no mesmo período, será lançado o livro Procuradores-Gerais de Justiça Militar 1920-2016, com uma minibiografia de todos que já comandaram o Ministério Público Militar.

Outra inauguração agendada para o início do segundo trimestre de 2016 é do espaço físico que sediará o Centro de Memória do MPM, na PGJM. As adequações estruturais no foyert do Auditório, onde será instalado o Centro, já foram executadas, o leiaute da área de exposição está em curso, assim como a seleção de materiais a serem expostos.

Ainda para 2016 estão previstos os lançamentos da homepage do Centro de Memória e de um documentário em vídeo baseado nas entrevistas dos membros do MPM para o livro Histórias de Vida, entre outros.