MPM na Conferência da Associação Internacional de Procuradores

Encerrou hoje (17), em Zurique, na Suíça, a 20ª Conferência Anual da Associação Internacional de Procuradores – IAP. Neste ano, o evento teve como tema “Crime do colarinho branco, corrupção e lavagem de dinheiro”.

Na abertura do evento, ocorrida no dia 14 de setembro, o procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, destacou a atuação do Ministério Público Federal brasileiro no combate à corrupção. Em seu discurso, ele citou o caso da Petrobras, afirmando estar “impressionado com a coragem” do MP brasileiro. “Eles lutam com convicção e com a certeza de estar fazendo a coisa certa, com o respeito ao estado de direito”, exaltou o procurador-geral suíço. Lauber comentou ainda sobre a colaboração entre o Brasil e a Suíça, que permitiu o congelamento de mais de US$ 400 milhões em contas relacionadas com os ex-funcionários da Petrobras. “Queremos lutar contra a corrupção de forma séria”, disse. Ele afirmou que a Suíça contribui com diversos países, pois sabe que isso é “crucial para levar casos adiante”.

Nos painéis, debates e workshops realizados durante o evento foram tratados assuntos como: evasão fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro, recuperação de ativos, prevenção e repressão do financiamento do terrorismo, limites e desafios na cooperação jurídica internacional, colaboração entre procuradores e promotores e investigadores do setor privado no combate a crimes cibernéticos e fraudes bancárias.

Participaram mais de 500 procuradores de todo o mundo. O Ministério Público Militar foi representado na Conferência pelos procuradores Maria de Lourdes Souza Gouveia Sanson, Ronaldo Petis Fernandes e Luciano Moreira Gorrilhas e pelos promotores Aílton José da Silva, Soel Arpini e Gisele Carvalho Pereira Coelho.

A 21ª Conferência Anual da IAP será realizada de 11 a 15 de setembro de 2016, em Dublin, na Irlanda.