Membros do MPM são agraciados com a Medalha do Exército Brasileiro

Em solenidade realizada na tarde de ontem (19), o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; o vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; o procurador de Justiça Militar e secretário-geral do CNMP, Jaime de Cassio Miranda; e o corregedor-geral do MPM, Samuel Pereira, foram homenageados com a Medalha do Exército Brasileiro.

A cerimônia, em comemoração ao Dia do Exército, celebrado no dia 19 de abril, foi realizada no Clube do Exército, em Brasília, e reuniu autoridades civis e militares. Todos os protocolos sanitários relativos à prevenção da covid-19 foram obedecidos no evento.

Presente na cerimônia, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ressaltou o compromisso constitucional do Exército. “A nossa democracia e a nossa liberdade não têm preço. Nós jogamos e sempre jogaremos dentro das quatro linhas da Constituição. Essa é a certeza e a tranquilidade que o nosso povo pode ter com o nosso Exército: sempre estaremos dentro dessas quatro linhas. Hoje é uma data que orgulha todos nós porque, nela, aniversaria aquele que nos dará a sustentação para que ninguém ouse ir além da nossa Constituição”.

O Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, destacou os principais feitos da instituição desde sua concepção, em 1648, e elencou diversas atividades realizadas pela Força atualmente. “No maior desafio experimentado por esta geração, o combate à pandemia da covid-19, ao lado das Forças coirmãs, sob a coordenação do Ministério da Defesa e contribuindo para o esforço do governo federal, o Exército atua não só com competentes profissionais de saúde, mas também com desinfecção de instalações; doação de sangue; e distribuição de alimentos, medicamentos, imunizantes, equipamentos e oxigênio. Nossos militares socorrem, também, as localidades de difícil acesso e as comunidades indígenas. Esta simbiose histórica entre a Força Terrestre e o povo brasileiro é fator preponderante para que a sociedade mantenha a elevada confiança no braço forte e na mão amiga de seu Exército”.

Dia do Exército – neste ano, celebra-se os 373 anos do Exército Brasileiro, cuja origem remete à 1ª Batalha dos Guararapes, ocorrida em abril de 1648. Aquela vitória heroica sobre o inimigo estrangeiro foi o prelúdio da construção da identidade do Brasil como Nação soberana, gerada sob a cláusula imortal de que esta terra deveria pertencer somente aos brasileiros. (Com informações do Centro de Comunicação Social do Exército)

Fotos: Centro de Comunicação Social do Exército