Embaixador da Itália recebe Medalhão do Centenário

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, entregou ontem (5), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, o Medalhão do Centenário do Ministério Público Militar ao embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello.

O Medalhão do Centenário simboliza o reconhecimento a personalidades que, de algum modo, contribuíram com a evolução e o aprimoramento do Ministério Público Militar, ao longo de sua trajetória secular.

O presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) e subprocurador-geral de Justiça Militar, Edmar Jorge de Almeida, agradeceu ao embaixador pela presença, ressaltando a boa conexão existente entre Brasil e Itália. Também mencionou os tempos difíceis que o mundo atravessa, atualmente, com mudanças expressivas, que influenciam as vidas das pessoas, como as crises econômicas, políticas, jurídicas etc. Destacou a serenidade e a sensatez demonstradas pelo embaixador italiano ao ser confrontado com questões relativas às diferenças políticas internas do Brasil.

O procurador-geral Antônio Duarte lembrou a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, e os gestos de agradecimento do povo italiano aos pracinhas brasileiros, naquela época de tanta turbulência para o mundo. Ressaltou a importância de Brasil e Itália manterem estreitados os laços de proximidade, como países coirmãos. Relembrou que o Direito brasileiro recebeu e recebe grande influência do Direito italiano, assim como a música, a pintura, a dança, o cinema, enfim as artes em geral. Anunciou que, para o próximo ano, há a previsão de uma visita à Itália pelos representantes do MPM, para aprofundar a relação com os órgãos públicos italianos e o conhecimento jurídico e legislativo.

O embaixador Francesco Azzarello agradeceu a homenagem e destacou a quantidade de italianos que vivem no Brasil, no momento presente, e o crescimento da presença de brasileiros na Itália. Também informou que, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a Embaixada da Itália e a revista Comunità Italiana lançaram uma edição especial e bilíngue desse periódico, com 162 páginas, disponível em PDF, no seguinte endereço eletrônico: https://pdf.magtab.com/reader/revista-comunita-italiana/22430.

Acompanharam a cerimônia: o conselheiro civil da Embaixada da Itália no Brasil, Giuseppè Antonio Cassano; o assessor da Vice-Presidência da República, Lincoln Duque Barbabella; o vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; o subprocurador-geral de Justiça Militar Roberto Coutinho; a secretária de Pesquisa e Apoio à Investigação e promotora de Justiça Militar, Ângela Montenegro Taveira; o chefe de Gabinete para Assuntos Administrativos, Jorge Augusto Caetano de Farias; o chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves; o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires; e o secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho.

Veja o banco de imagens.