Delegados da Polícia Federal recebem homenagem do MPM

Em solenidade realizada no início desta tarde (30), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, os delegados da Polícia Federal Fabiano Emidio de Lucena Martins, chefe da Divisão de Repressão à Corrupção da Polícia Federal; Isalino Antonio Giacometi Junior, coordenador-geral de Repressão e Combate ao Crime Organizado DICOR/PF, e Bernardo Guidali Amaral receberam a panóplia do Ministério Público Militar, em reconhecimento ao trabalho de excelência prestado à Instituição.

Os homenageados, entre outras ações, contribuíram para realização do Curso Investigação de Desvio de Recursos Públicos e Corrupção, promovido pela Secretaria de Pesquisa e Apoio à Investigação – SPAI/MPM, realizado neste mês de novembro/2021 na PGJM, e que reuniu membros e servidores de todo o país. Outros integrantes da Polícia Federal que ministraram palestras no curso da SPAI também estiveram presentes nas homenagens: o agente Carlos Renato Xavier de Resende, coordenador da REDE LAB; o agente Daniel Dutra Araújo; a agente Karla Rodrigues do Amaral; o agente Luciano D’Escragnolle Cardoso e o escrivão Waldemar Nabarrete Junior.

O subprocurador-geral e presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Edmar Jorge de Almeida, explicou a importância dos trabalhos que fazem frente aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil, principalmente, após a descoberta de tantos esquemas fraudulentos de agentes e servidores públicos, sobretudo, nas últimas décadas. Louvou as investigações da Polícia Federal, que tem desvendado milhares de casos que envolvem personagens dentro das instituições públicas brasileiras, o que acarreta o desvirtuamento do propósito ao qual elas servem e para o qual foram criadas.

O procurador-geral Antônio Duarte lembrou que as práticas criminosas da corrupção já alcançaram todos os órgãos públicos, inclusive, as próprias Forças Armadas, que têm o dever constitucional de zelar pela Segurança Nacional e pela garantia da lei e da ordem, quando acionadas nos termos constitucionais vigentes. Nesse sentido, declarou que é de fundamental importância que haja maior interação entre os órgãos investigativos, celebrando cooperações, compartilhando expertises e tecnologias, na busca do aperfeiçoamento dos processos de apuração criminal, tanto na prevenção como reparação do dano, como esperado pela sociedade.

Nesse sentido, Antônio Duarte reforçou que a SPAI está em permanente contato com órgãos de fiscalização, controle, repressão e combate ao crime para o estabelecimento de parcerias e o intercâmbio de conhecimentos para o aprimoramento do trabalho que é desenvolvido em apoio à atuação dos membros do MPM. Antes de encerrar seu pronunciamento, declarou que as instalações da PGJM estão à disposição para a promoção de ações de treinamento e capacitação da Polícia Federal.

O delegado Isalino Giacometi agradeceu a homenagem recebida e informou acerca dos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal em relação à corrupção e à lavagem de dinheiro, bem como a relevância do compartilhamento das informações entre os órgãos investigativos, “pois o acréscimo de ideias se revela ferramenta primordial para elucidação e comprovação de fatos ilícitos”. Comunicou ainda que a Polícia Federal vem contribuindo para divulgação de ações e disseminação de conhecimento em todo o território nacional.

Chefe da Divisão de Repressão à Corrupção da Polícia Federal, o delegado Fabiano Emidio também agradeceu aos presentes e aos seus colegas de trabalho pelo desempenho na atuação de suas atividades diárias; e citou que o mais importante para os resultados satisfatórios contra a corrupção é a garantia da independência das instituições para atuarem de forma isenta e desprovida de amarras políticas ou ideológicas, que prejudicam o trabalho sólido e firmado em fatos reais.

Também estiveram presentes à solenidade: a secretária-geral da Secretaria de Pesquisa e Apoio à Investigação, Ângela Montenegro Taveira; o secretário-geral adjunto da Secretaria de Pesquisa e Apoio à Investigação, César Medeiros Cupertino; o chefe de gabinete para assuntos administrativos, Jorge Augusto Caetano de Farias; o diretor-geral, Alexander Pires; o secretário de Relações Institucionais, Antonio Carlos Alves Coutinho.