Almoços do Centenário – Corregedoria Nacional do MP

A homenageada de hoje no Almoços do Centenário foi a Corregedoria Nacional do Ministério Público, em especial o corregedor nacional do MP, Rinaldo Reis Lima, que recebeu a Medalha do Centenário, criada pela Associação Nacional do Ministério Público – ANMPM para celebrar os 100 anos do MPM.

Ainda durante a solenidade, foram entregues Panóplias do Centenário a integrantes da Corregedoria Nacional do MPM pelos serviços desenvolvidos em prol do MP e do MPM: Rafael Schwez Kurkowski, coordenador disciplinar; Marcelo José de Guimarães e Moraes, coordenador disciplinar substituto; Jose Augusto Peres Filho, chefe de Gabinete; Manoel Veridiano Fukuara Rebello Pinho, membro auxiliar; e, Alexandre José de Barros Leal Saraiva, procurador de Justiça Militar e membro auxiliar.

A função de salvaguarda do Ministério Público, zelando pela íntegra, proba e eficiente conduta de seus integrantes foi destacada na homenagem prestada a Rinaldo Reis e a toda Corregedoria Nacional do MP. O presidente da ANMPM, o subprocurador-geral Edmar Jorge de Almeida, e o procurador-geral Antônio Pereira Duarte, em breves discursos proferidos durante a cerimônia, reforçaram o papel preponderante da Corregedoria Nacional nesse processo de afirmação dos valores e princípios que devem tangenciar a todos que integram o MP e que ocupam cargos públicos fundamentais para nossa sociedade.

O corregedor nacional Rinaldo Reis agradeceu a homenagem afirmando que a comenda recebida tem valor singular por ter sido feita pelo MP que considera um exemplo de dignidade, de firmeza e de discrição em sua atuação. “O MPM está cumprindo sua missão há 100 anos de modo exemplar e é esse o modelo de MP que a Corregedoria Nacional e o próprio CNMP querem resgatar”, declarou.

Rinaldo Reis destacou a baixa incidência de questões que envolvam o MPM na Corregedoria Nacional e no CNMP, em geral. “Nós não temos problemas com o MPM, são raríssimas as exceções em que nos debruçamos acerca do parquet militar, seja disciplinar ou administrativamente”.

O corregedor nacional manifestou ainda apoio a criação de uma Procuradoria de Justiça Militar em Boa Vista/RR. Tal posição ele havia externado em recente correição realizada no Ministério Público de Roraima, quando percebeu a necessidade de uma atuação mais próxima do MPM, face ao incremento na presença de contingentes militares na região.

Também destacou a imprescindibilidade da representação do MPM no CNMP e de um membro auxiliar na Corregedoria, manifestando que contribuem muito para os trabalhos ali desenvolvidos.

Participaram ainda das homenagens à Corregedoria Nacional do Ministério Público: o corregedor-geral do MPM, Samuel Pereira, a coordenadora do Centro de Apoio à Investigação do MPM, Ângela Taveira e o chefe de Gabinete da PGJM, Jorge Farias.

Banco de Imagens.