Almoço do Centenário – José Carlos Couto de Carvalho

O procurador-geral de Justiça Militar Honorário do 1º Centenário do Ministério Público Militar, José Carlos Couto de Carvalho, foi homenageado hoje (17) no Almoço do Centenário do Ministério Público Militar. A Associação Nacional do Ministério Público Militar – ANMPM fez a entrega da Comenda do Centenário, criada para celebrar os 100 anos da Instituição e entregue a personalidades que dignificam o Brasil e reconhecem, especialmente, o trabalho desenvolvido pelo MPM.

Nas manifestações feitas durante a cerimônia, todos destacaram a importância de José Carlos Couto de Carvalho na formação dos quadros não só do Ministério Público Militar, como de todo MP, da magistratura e da advocacia. “É referência de nossa instituição e de nossas vidas. Um modelo, um exemplo de homem de bem, de cidadão, de ser humano que faz a diferença numa humanidade que precisa tanto de pessoas com essa visão, com esse comportamento e postura. Muito obrigado por tudo que fez, faz e, certamente, ainda há de fazer por nós e pelo Ministério Público Militar”, declarou o procurador-geral Antônio Duarte.

O subprocurador-geral Edmar Jorge de Almeida, presidente da ANMPM, também agradeceu ao homenageado pela vida dedicada ao MPM, ao Direito Militar e à Justiça Militar. “Nossa gratidão, nosso respeito, por tudo que construiu para nossa Instituição, cuja história e inseparável de sua vida”.

O subprocurador-geral de Justiça Militar aposentado José Carlos Couto de Carvalho recebeu ainda a Panóplia do Ministério Público Militar, com uma placa que trazia impressa a seguinte mensagem:

“O reconhecimento pela brilhante trajetória profissional, que envolveu a formação de gerações de Promotores, Juízes e Defensores Públicos e pela destacada e luminosa atuação no Ministério Público Militar e na Associação Nacional do Ministério Público, bem como pelo inestimável contributo ao Direito Militar brasileiro e angolano e ao aprimoramento do Sistema de Justiça Militar, que em muito fortalece e evidencia este centenário Parquet das Armas.”

Ao final, emocionado, o procurador-geral de Justiça Militar Honorário do 1º Centenário do Ministério Público Militar agradeceu a todos pela homenagem recebida enumerando as contribuições de cada um dos presentes na sua trajetória institucional.

Prestigiaram ainda a homenagem: o conselheiro do CNMP e subprocurador-geral Marcelo Weitzel; o subprocurador-geral Roberto Coutinho; o secretário-geral do CNMP e procurador Jaime de Cassio Miranda; a secretária de Direitos Humanos, Direito Humanitário e Relações Internacionais, Najla Nassif Palma; a coordenadora do CPADSI, Ângela Montenegro Taveira; o procurador e membro auxiliar do CNMP, Alexandre Saraiva; o chefe de Gabinete para assuntos administrativos, Jorge Farias; o chefe de Gabinete para assuntos jurídicos, Cícero Coimbra Neves; o promotor e membro auxiliar do CNMP, Nelson Lacava Filho; o promotor de Justiça do Ministério Público do Amapá e membro auxiliar do CNMP, Marcelo Moraes; o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires e o secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho.

Banco de Imagens