PJM Rio de Janeiro denuncia militares por extorsão

Denúncia oferecida pela 4ª Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro, em desfavor de nove soldados da 1ª Companhia de Fuzileiros do 2º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, sediada na capital fluminense, foi aceita pela 4ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar. No próximo dia 9 de fevereiro de 2023, será realizada a audiência de instrução do processo contra os militares, incursos no crime de extorsão simples, descrito no artigo 243 do Código Penal Militar.

De acordo com as investigações, ficou constatado nos autos do processo que os réus exigiam uma quantia em dinheiro, cerca de R$ 250,00, chamado de “rabalu” que era extorquida dos recrutas, mediante ameaça de espancamento. Em março de 2020, dois dos militares denunciados abordaram um soldado exigindo o pagamento do “rabalu” e o ameaçando. Em 2021, novamente o mesmo militar foi abordado com a mesma exigência do ano anterior. Entretanto, por não ter feito o aporte exigido, o militar foi espancado por todos os acusados.

Os dois militares foram denunciados por extorsão simples, artigo 243 do CPM. Os mesmos militares, assim como os outros sete companheiros responderão também por extorsão na forma tentada.