CPADSI/MPM discute projeto Data Analytics e compras públicas com equipes da Lava-jato e da FGV

O procurador-geral Jaime de Cassio Miranda, a chefe de Gabinete da PGJM, Ana Carolina Scultori, e o coordenador do CPADSI, Luiz Felipe Carvalho Silva, receberam integrantes da equipe da Lava-jato e da Fundação Getúlio Vargas, no último dia 8, para uma reunião na PGJM.

Na pauta do encontro, o projeto Data Analytics e Compras Públicas. Em setembro de 2017, o MPM e a Fundação Getúlio Vargas assinaram Carta de Intenções para desenvolvimento do projeto Data Analytics e Compras Públicas – promovendo a eficiência das compras públicas por meio da análise de dados.

O projeto tem como objetivo geral demonstrar como técnicas de processamento e análise de grande volume de dados podem ser utilizadas para promover e ampliar a capacidade institucional do MPM e para identificar padrões indicativos de ineficiência, irregularidades e corrupção em compras públicas. O projeto também inclui a construção de ambiente virtual de análise, cruzamento e visualização de dados. O Ministério Público do Estado da Paraíba também está envolvido no projeto.

Por sua vez, a Lava Jato tem interesse nos sistemas desenvolvidos pelo CPADSI, como o Argus, para auxílio nas investigações conduzidas pela força tarefa de Curitiba, que também poderá se beneficiar e apoiar na construção do projeto Data Analytics, no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Participaram do encontro: os procuradores da República Roberson Pozzobon e Júlio Noronha, o analista de TI Rafael Sasaki e o analista contábil Jonatas Sallaberry, que compõem a força tarefa da Lava-Jato, em Curitiba; o vice-diretor da Escola Nacional de Administração e Economia – FGV ENAE, Edson Kondo e o pesquisador da Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio), Rafael Velasco.