8 de março – Dia Internacional da Mulher

A data surgiu com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, em 8 de março de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, que contou com mais de 90 mil russas. O protesto ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, oficializada em 1921. Apesar disso, por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60.

Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. Em 2021, ONU Mulheres adotou como tema do Dia Internacional da Mulher “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19″. O tema celebra os enormes esforços de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e na recuperação da pandemia de COVID-19.

Defender os direitos das mulheres e alavancar o potencial da liderança das mulheres na preparação e na resposta à pandemia é o que se espera para a alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.