Visita ao Comando do Exército

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, fez na tarde de ontem (6) visita ao comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Na oportunidade, foram discutidos temas de interesse comum às duas instituições, em especial a profissionalização da Polícia Judiciária Militar e questões afetas à implantação da unidade do MPM em Boa Vista/RR.

Antônio Duarte esteve recentemente em Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, e testemunhou o relevante trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas com a Operação Acolhida, missão humanitária de grande vulto e que tem sido muito bem-sucedida, envolvendo etapas de recebimento, tratamento, regularização e interiorização de refugiados venezuelanos que chegam a Roraima.

Também foram discutidas as vulnerabilidades daquela estratégica região do Brasil, especialmente com o incremento dos ilícitos transfronteiriços e ambientais, a reclamar cada vez mais a expansão da presença das Forças Armadas naquele vasto contexto amazônico. O procurador-geral salientou que o CNMP, exatamente por conta de tais fatores, incluindo a situação migratória, também recomendou a efetivação de uma PJM em Boa Vista, o que já sendo providenciado pela administração superior do MPM.

O general Paulo Sérgio, que já comandou na Amazônia e conhece de perto todas estas sensíveis e preocupantes questões, saudou a iniciativa do Parquet das Armas e disse que o Exército apoiará no que for possível.

Acompanharam o procurador-geral de Justiça Militar na visita ao Comando do Exército, o chefe de Gabinete para assuntos jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves, e o secretário de Relações Institucionais, Antonio Alves Coutinho.