Seminário de Direito Humanitário, Direitos Humanos e Missões de Paz

O Ministério Público Militar e Instituto Brasileiro de Direito Militar e Humanitário (IBDMH) realizarão, nos dias 24 e 25 de março, na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, o Seminário de Direito Humanitário, Direitos Humanos e Missões de Paz. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no link do Seminário na página eletrônica do MPM no endereço (http://www.mpm.mp.br/seminario-dhdhmp/).

Comporão a Mesa de Abertura do Seminário: o procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda; a coordenadora pedagógica da atividade, a secretária de Direitos Humanos e Direito Humanitário do MPM e diretora-geral do IBDMH, a promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma e o subprocurador-geral de Justiça Militar Antonio Pereira Duarte, presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), apoiadora do evento.

Um dos painéis do Seminário, ‘Mulheres nas Forças Armadas”, reunirá: a 2º tenente FN Liana Arduino de Magalhães, comandante de Pelotão de Infantaria de Fuzileiros Navais; a tenente coronel Ivana Mara Ferreira Costa, adjunta da Divisão de Missões de Paz do COTER; e a major aviadora Carla Borges, chefe da Seção de Instrução do Grupo de Transporte Especial Mediadora. A mediadora da atividade será a professora doutora em Direitos Humanos e coordenadora de Ensino do IBDMH, Claudia Aguiar Britto.

Ainda na Programação do Seminário de Direito Humanitário, Direitos Humanos e Missões de Paz: a palestra “O papel das Forças Armadas na promoção dos Diretos Humanos”, ministrada pelo almirante de Esquadra FN Alexandre José Barreto de Mattos, comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais; o depoimento “A construção de uma perspectiva de gênero na Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA)”, feito pela capitão de Fragata Marcia Andrade Braga, defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU (2019); e os painéis “O Brasil e as Missões de Paz” e “Desafios contemporâneos do Direito Internacional Humanitário”.

Durante a Seminário também será lançada a Exposição Itinerante do Corpo de Fuzileiros Navais, “Presença Feminina na Agenda da Paz e da Segurança”.

No link do Seminário também é possível ver a programação.