MPM homenageia integrantes do CNPG

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte e o vice-procurador-geral, Clauro Roberto de Bortolli entregaram o Medalhão do Centenário do Ministério Público Militar (MPM) aos Procuradores-Gerais de Justiça integrantes do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) na terça-feira, 19 de março. Na mesma oportunidade, o Ministério Público Militar homenageou o atual presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, César Bechara Nader Mattar Jr. e a secretária-executiva do CNPG, promotora de Justiça do MP/Pará Erika Menezes de Oliveira, entregando-lhes a Panóplia do Centenário.

Foram convidados ao dispositivo de honra para receber o Medalhão do Centenário, os procuradores-gerais dos Estados do Paraná, Gilberto Giacoia; de São Paulo, Fernando José Martins; de Alagoas, Lean Antônio Ferreira de Araújo; do Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Maranhão, Eduardo Jorge I-Lúi Nicolau; de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto; de Tocantins, Luciano César Casaroti; do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza; de Rondônia, Ivanildo de Oliveira; do Piauí, Cleandro Alves de Moura; da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto; de Pernambuco, Marcos Antônio Matos de Carvalho; de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior; de Santa Catarina, Fabio de Souza Trajano; do Rio Grande do Sul, Alexandre Sikinówski Saltz; do Ceará, Haley de Carvalho Filho e da Bahia, Pedro Maia Souza Marques.

Para receberem a Panóplia do MPM, foram convidados o atual presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, César Bechara Nader Mattar Jr. e a secretária-executiva do CNPG, promotora de Justiça do MP/Pará Erika Menezes de Oliveira.

Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, agradeceu o apoio de todos os homenageados aos quatro anos de sua administração. Em especial, ao projeto de expansão do Ministério Público Militar. Com a assinatura de termos de cooperação que permitiram o compartilhamento de sedes, os MPs estaduais realizaram um gesto de apoio ao cumprimento dos objetivos do MPM, de apresentar-se presencialmente e mais próximo da população, principalmente nos estados do Norte do país, onde o MP da União combate crimes transnacionais e transfronteiriços.

O presidente César Mattar, falando em nome do CNPG, agradeceu as homenagens e o valoroso e cooperativo trabalho de Antônio Duarte junto ao colegiado, dizendo que o MPM tornou-se destacado espaço destinado às discussões em torno de um MP cada vez mais fortalecido. Ressaltou, ainda, o trabalho de fôlego realizado pela administração do MPM, parabenizando pelas notáveis conquistas e desejando muito sucesso nos próximos desafios.

Prestigiaram a solenidade, o conselheiro nacional do Ministério Público Jaime de Cassio Miranda; o procurador de Justiça Militar Jorge Augusto Lima Melgaço; o chefe de Gabinete para Assuntos Administrativos, Jorge Augusto Caetano de Farias, e o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires.

A Panóplia e o Medalhão do Centenário do MPM são destinados a distinguir autoridades e personalidades que tenham prestado notórios serviços ao Ministério Público Militar, e contribuído para o aprimoramento da sua atuação.