Entrega de Medalhão do Centenário a autoridades do MPU

Realizada no início desta tarde (06) cerimônia de entrega do Medalhão do Centenário do Ministério Público Militar a autoridades do Ministério Público da União pelos relevantes contributos prestados à Instituição para o aprimoramento de sua atuação. Receberam a honraria: o procurador-geral da República, Antônio Brandão de Aras; a secretaria-geral do MPU, Eliana Péres Torelly de Carvalho; o diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins; e o subprocurador-geral de Justiça Militar aposentado e procurador-geral de Justiça Militar Honorário do 1º Centenário do Ministério Público Militar, José Carlos Couto de Carvalho.

Como ressaltou o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, em sua manifestação, o Medalhão simboliza a admiração e o reconhecimento a todos que de alguma forma contribuíram para essa caminhada centenária do Ministério Público Militar. “Identifico nos quatro homenageados o traço comum da simplicidade e do humanismo. E a sabedoria está nisso, quanto mais simples, mas valorosos e mais úteis são para sociedade. Singeleza e bondade que inspiram a todos, exemplos para mover o mundo na direção correta”, salientou.

Na oportunidade, o presidente da ANMPM, o subprocurador-geral Edmar Jorge de Almeida fez a entrega da Comenda da ANMPM ao diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins, pelos notórios serviços prestados à ANMPM e ao MPM.

Edmar Almeida lembrou que ambos compuseram a primeira diretoria da ESMPU. “Difícil sintetizar em poucas palavras o trabelho de pessoas que mudam o mundo. Receba os votos de gratidão, respeito e admiração pela trajetória luminosa no MPF e na ESMPU”, declarou.

Alcides Martins agradeceu a amabilidade das palavras e do gesto. “Não sou merecedor dessa importante homenagem, o meu contributo é pequeno quando comparado com a luta de colegas que me antecederam, exemplos de dignidade na construção do Ministério Público brasileiro, me sinto aprendiz no meio de mestres. Agradeço pela generosidade de reconheceremminhahumilde parcelana formação de um Brasil mais justo, mais fraterno e mais humano.”

Acompanharam a cerimônia: familiares do diretor-geral da ESMPU; o assessor da Presidência do CNMP e subprocurador-geral, Marcelo Weitzel Rabello de Souza; a secretária-geral da SPAI, Ângela Montenegro Taveira; o chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves; o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires; e o secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho.

Banco de Imagens.