CPADSI/MPM integra Comitê Gestor eleito para Rede LAB-LD

O promotor de Justiça Militar e coordenador do Centro de Apoio à Investigação do MPM (CPADSI), Luiz Felipe Carvalho Silva, integra o Comitê Gestor da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) eleito para o biênio 2018/2020. A eleição ocorreu hoje (18) durante o 12º Encontro Nacional da Rede LAB-LD, que se estende até amanhã (19), na sede da Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. O Comitê Gestor é formado pelos laboratórios mais avançados e tem por missão pautar as ações e as integrações da Rede LAB-LD.

No primeiro semestre desse ano, a Rede LAB-LD atuou em 2.168 casos e identificou cerca de R$ 32 bilhões em ativos (bens móveis e imóveis, direitos e valores) com indícios de ilegalidades em todo o país. A estimativa foi apresentada pelo Coordenador da Rede-Lab do Ministério da Justiça, Leonardo Ribeiro da Silva Terra, durante a abertura do Encontro.

A Rede LAB-LD é um conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil. Criada em 2009, sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados. Atualmente há 43 laboratórios em funcionamento e 15 em fase de instalação no País. O CPADSI/MPM integra a Rede-LAB desde dezembro de 2017.

Amanhã, na programação do 12º Encontro Nacional da Rede LAB-LD, serão realizadas palestras sobre metodologia de análise de relatórios de inteligência financeira do COAF, pelo agente da Polícia Federal Roberto Zaina; sobre o uso de tecnologia no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, pelo Promotor de Justiça Octávio Neto (MPPB); e os procuradores da República Roberson Pozzobon e Júlio Noronha falarão sobre técnicas de investigação contra a corrupção tendo como case a operação Lava Jato. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MPSC)