CIV – palestra sobre planejamento e emprego de Forças Terrestres no COTER

No sexto dia de atividades do 4º Período do Curso de Ingresso e Vitaliciamento, 4 de novembro, os promotores de Justiça Militar estiveram no Centro de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTER), em Brasília. Na oportunidade, o coronel Arnon Wellington Barros Diniz proferiu palestra sobre o planejamento, preparo e emprego das Forças Terrestres no contexto de guerra e não guerra.

Foram discutidas questões relacionadas às missões constitucionais e atividades subsidiárias desenvolvidas pelas Forças Armadas, em especial na área de segurança pública, como a operação São Francisco de ocupação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Ao final da palestra, os participantes do Curso de Ingresso e Vitaliciamento, em companhia do procurador-geral Marcelo Weitzel, participaram de almoço com o comandante do Exército, Enzo Martins Peri.

No período da tarde, a equipe do Centro de Apoio à investigação do Ministério Público Militar desenvolveu treinamento com os promotores do CIV sobre as ferramentas que o Cpdasi disponibiliza para auxílio nas investigações, como o Simba e o Argus. Também foram realizadas simulações de solicitação de apoio por meio do formulário eletrônico Pedido de Apoio à Investigação (PAI), disponível no link do Cpadsi na intranet do MPM.