MPM dá posse a dois Promotores de Justiça Militar

Em solenidade realizada no início desta noite, foram empossados os promotores de Justiça Militar Márcio Pereira da Silva e Fernando Hugo Miranda Teles, aprovados no 11º Concurso Público para Promotor de Justiça Militar – 11º CPJM, realizado em 2013.

Em discurso proferido durante o evento, o procurador-geral ressaltou o fato dos membros empossados já estarem participando do Curso de Ingresso e Vitaliciamento, iniciado em dezembro de 2013, junto aos demais promotores aprovados no 11º CPJM. “A responsabilidade e consciência da atuação no cargo de Promotor de Justiça, portanto, não se iniciará amanhã, mas sim já teve seu começo”, ponderou Marcelo Weitzel.

O procurador-geral também desejou felicidades aos novos membros: “Os colegas terão parte de suas vidas agora relacionadas ao MP, mas não precisam se divorciar da vida que segue, da beleza e bem estar que esta vida pode e deve conferir a cada um de nós. O Direto, como conhecimento social, alimenta-se de várias fontes e procura atender a felicidade do ser humano em sua paz social. Sejam felizes dentro e fora do MPM”.

Já falando como promotor de Justiça Militar,Fernando Hugo Miranda Teles falou sobre o amor e a vocação pela carreira de Promotor de Justiça Militar. “É uma relação construída por um tempo razoável e bem fundamentada, não só durante os longos meses do concurso, mas muito antes, no momento em que o interesse por abraçar essa bela carreira nos arrebata. Esse tempo é essencial para que tenhamos maturidade e a noção da grandeza da responsabilidade que nos cercará após a posse. A sociedade depositou enorme confiança no Ministério Público, que através dos tempos e principalmente após a Constituição Federal de 1988, tornou-se forte, independente e um dos atores principais da democracia brasileira”, declarou o empossado.

Em pronunciamento feito em seguida, Márcio Pereira da Silva também salientou a importância no MP na busca por uma melhor realidade social: “Daremos o melhor para continuarmos uma história escrita por brilhantes juristas, muitos deles aqui presentes, que com muito trabalho colocaram o Ministério Público brasileiro entre os órgãos com maior credibilidade junto ao nosso povo”.

Ainda durante seu discurso, Márcio Pereira, falando também em nome de Fernando Teles, agradeceu “a todos os nossos familiares e amigos, representados pelos que aqui se encontram, pelo apoio irrestrito, pela confiança e, sobretudo, pela paciência naqueles momentos em que foram privados do nosso convívio em razão dos nossos estudos”.

O quarto pronunciamento da noite foi feito pelo presidente da Associação Nacional dos Ministério Público Militar – ANMPM, Giovanni Rattacaso. Após desejar sucesso na carreira aos novos promotores, Giovanni Rattacaso lembou de sua posse, quando o então procurador-geral da República Aristídes Junqueira abordou a questão do poder atribuído aos promotores empossados e de como esse poder deve ser utilizado em prol da sociedade e do bem comum.

Presentes à solenidade: o conselheiro e procurador de Justiça Militar, Antonio Pereira Duarte, representando o corregedor-nacional do MP, Alessandro Tramujas; o general de Brigada Marco Antônio Freire Gomes, representando o comandante do Exército, Enzo Peri; o ministro do Superior Tribunal Militar Artur Vidigal; membros e servidores do MPM; juízes-auditores; além de autoridades civis e militares.

11º CPJM – No total, 2060 candidatos inscreveram-se para o 11º CPJM. O certame foi constituído de cinco etapas: provas objetiva, subjetivas, orais, pratica e títulos. O presidente da Comissão do Concurso foi o subprocurador-geral de Justiça Militar Mário Sérgio Marques Soares.Executado dentro do cronograma previsto, em oito meses, o concurso apresentou, ao final, 14 aprovados.