Procurador-Geral participa de seminário na ESMPU

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, participou como convidado ontem (31), pela manhã, da sessão solene de abertura do Seminário Internacional “Cibersegurança, Cibercriminalidade e Criminalidade Organizada Transnacional – Brasília/Braga”, na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

A apresentação foi do subprocurador-geral da República e diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins, que contou ainda com a presença do procurador-geral da República, Augusto Aras; do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; da procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Oliveira Barreto; do professor catedrático da Universidade do Minho Mário Ferreira Monte; e do promotor de Justiça do MPGO e secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Ribeiro.

Duarte ressaltou a importância do evento, que aborda conjunto de temas alusivos à criminalidade virtual, cuja repercussão rompe fronteiras e compromete inclusive a Defesa Nacional de um país. Destacou o esforço que vem sendo realizado pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas, especialmente pelo Centro de Defesa Cibernética, na definição de estratégias para combater os delitos cibernéticos, que podem afetar a segurança nacional. O PGJM cumprimentou o Diretor-Geral da ESMPU pela iniciativa de unir forças com os Professores da Universidade do Minho, para viabilizar o conclave, cuja segunda etapa de estudos se dará em abril na cidade de Braga/Portugal.

O seminário foi divido em três painéis: “Desafios da Cibersegurança”, “Desafios da Cibercriminalidade – 1ª Parte” e “Desafios da Cibercriminalidade – 2ª Parte”, todos seguidos de debates entre os expositores.