Oficina Atuação do MPM em missões de paz

Aberta nesta tarde, no Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil – UNIC, localizado no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio de Janeiro, a oficina “Atuação do MPM em missões de paz”. Organizada pela Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU, a atividade reúne membros do Ministério Público Militar para debater novas formas de atuação da Instituição em face da participação das Forças Armadas nas missões de paz da ONU.

Abrindo a programação, a assessora de Comunicação da UNIC Rio, Valéria Schiling, falará sobre as missões de paz da ONU e seus atuais desafios. Em seguida, a partir das 16h, o contra-almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro apresentará um panorama da Força Tarefa-Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Ele foi o comandante da FTM de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014.

Amanhã (7), a Oficina será retomada com debates sobre: os aspectos importantes da responsabilidade criminal do peacekeeper; os desafios na investigação e os limites da atuação ministerial. Na parte da tarde, a partir das 15h, o comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), coronel José Ricardo Vendramin Nunes, proferirá a palestra “Panorama e desafios da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH)”.

A oficina será encerrada no dia 8 com uma visita ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Na oportunidade, além de aprofundar os conhecimentos acerca das atividades do CCOPAB, os membros do MPM participarão de um momento de integração, com estudo de casos, com o efetivo de oficiais que está encerrando sua formação e integrará o próximo contingente da MINUSTAH. A oficina “Atuação do MPM em missões de paz” tem como coordenadora pedagógica a promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma.