MPM no VII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público

Entre os dias 22 e 23 de setembro de 2016, o subprocurador-geral de Justiça Militar Mário Sérgio Marques Soares participou do VII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público, em Belém/PA, evento promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará. Também estiveram no encontro: a coordenadora de Gestão de Acervos e Memória Institucional, Eliane Alves Alípio; a chefe do Setor de Memória Institucional, Marina Scardovelli de Souza; e, o secretário da Comissão do Projeto Memória do MPM, Eduardo de Campos Bastos Neto.

No primeiro dia de atividades, o presidente da Comissão de Memória Institucional do CNMP e procurador de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, ministrou palestra sobre “O papel do CNMP no trato da memória institucional”. Ainda nesta data, os historiadores Aldrin Moura de Figueiredo, Magda Ricci, Luciano Demétrius Barbosa Lima, abordaram diferentes aspectos sobre a Cabanagem (revolta social ocorrida na então província do Grão-Pará entre 1835 e 1840) e o professor Marcelo Nogueira de Siqueira explicou como implementar programas de História Oral.

Já no segundo dia, o historiador Gunter Axt palestrou sobre o “Balanço histórico da presença feminina no Direito e no Ministério Público brasileiro”; e o servidor do MPPA e historiador Edney Calandrini apresentou “Uma breve história de Belém 400 anos”. Em seguida, ocorreu um passeio pelo Complexo Feliz Lusitânia. À tarde, houve a palestra da chefe da Divisão de Fomento da Coordenação de Financiamento e Fomento do IBRAM, Adna de Abreu Rodrigues Teixeira, sobre “Estratégias de fomento e financiamento para a área Museológica”; e a elaboração da Carta de Belém, documento que reafirma boas práticas quanto à memória institucional e à gestão documental do Ministério Público brasileiro. (Com informações da Coordenadoria de Gestão de Acervos e Memória Institucional)

Foto: Assessoria de Comunicação MPPA

Carta de Belém