Cpadsi lança nova versão do Argus

O Centro de Apoio à Investigação – Cpadsi disponibilizou a todos os conveniados versão atualizada do sistema Argus. A capacidade analítica do aplicativo foi ampliada em mais de 20 vezes e sua performance foi melhorada em cerca de 300%. Agora, a validação de informações pelo Argus, que antes demandava dias, pode ser feita em poucas horas.

Essa atualização do sistema é fruto do trabalho dos analistas do Cpadsi/MPM com o apoio dos vários MP que celebraram termo de cooperação técnica com o MPM para utilização do Argus.

De acordo com os envolvidos, a tecnologia adotada para acelerar as respostas do sistema é inédita, nenhum outro órgão que compõe a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro dispõe de ferramenta semelhante.

Em relatório sobre testes realizados no Argus, pelo Centro de Produção, Análise Difusão e Segurança da Informação do MP/MS registrou-se que “o programa em si é gigante, atendendo todas as expectativas dos que militam na área de combate aos mais diversos ilícitos cometidos, desde a lavagem de capitais à sonegação fiscal, criando nos usuários dos programas a esperança na produção de um trabalho investigado mais célere e eficaz”.

Ainda de acordo com o relatório, houve avanços nos gráficos gerados pelo sistema, que podem ser exportados em diversos formatos, e na apresentação da movimentação financeira de cada investigado. Outro destaque foi em relação a nova opção filtros, que, segundo o MP/MS, contribuirá para a objetividade da análise, o usuário poderá definir quem serão os investigados e quais contas e operações deseja visualizar.

Em 2013, o Argus foi escolhido pela Comissão Julgadora do Prêmio CNMP como o melhor projeto de Diminuição da Criminalidade e da Corrupção.