Conselheiros do CNMP são recebidos na PGJM

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, recebeu nesta manhã (13) a visita dos conselheiros do CNMP, Marcelo Weitzel e Sílvio Amorim, e do secretário-geral do CNMP, Jaime de Cassio Miranda. A coordenadora-geral do CPADSI, Angela Taveira, e o chefe de Gabinete da PGJM, Jorge Augusto Farias, também participaram do encontro.

Sílvio Amorim, presidente da Comissão de Enfrentamento da Corrupção do CNMP, veio conversar sobre a experiência do MPM, em particular do Centro de Apoio à Investigação (CPADSI), no combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e às fraudes licitatórias. Diversos Ministérios Públicos, assim como outras instituições, já utilizam dessa expertise do CPADSI no enfrentamento desses ilícitos e o conselheiro veio verificar que boas práticas poderiam ser estendidas a outros MP.

A coordenadora-geral do CPADSI apresentou as ferramentas desenvolvidas pelo CPADSI, com destaque para o ARGUS, que faz o cruzamento e a análise de dados de quebras de sigilos bancários autorizados pela justiça. Angela Taveira ressaltou que hoje foi lançado o ARGUS 2020, versão atualizada da ferramenta que é utilizada por vários instituições.

Na oportunidade, o conselheiro Sílvio Amorim convidou o MPM a selecionar alguma boa prática desenvolvida no âmbito da Instituição para compor futura publicação da Comissão de Enfrentamento da Corrupção do CNMP.

O procurador-geral Antônio Duarte agradeceu pelo espaço aberto ao MPM na obra da Comissão e, lembrando que estamos no ano de celebração do centenário do MPM, conclamou os representantes do CNMP a participarem das comemorações, em especial gravando um depoimento para o Relatos do Centenário, narrando as vivências de cada um com a Instituição.