Centro de Memória do Ministério Público Militar

O Centro de Memória do Ministério Público Militar começa a ganhar forma. Em reunião realizada semana passada, a Comissão montada no MPM para implementação do projeto já definiu a logomarca para o Centro, que ilustra essa matéria.

O Programa de História Oral está em curso desde fevereiro, já foram ouvidos 13 membros aposentados cujas histórias de vida estão associadas à trajetória da instituição. Foram coletados depoimentos de : Francisco Leite Chaves, Gilson Ribeiro Gonçalves, João Ferreira de Araújo, João Jayme Araújo, Jorge Luiz Dodaro, José Carlos Couto de Carvalho, Marco Antônio Pinto Bittar, Marisa Terezinha Cauduro da Silva, Marly Gueiros Leite, Olímpio Ferreira da Silva Júnior, Renato da Cunha Ribeiro, Rutílio Tôrres Augusto e Vera Regina Coêlho A. de Brito.

Como explica o historiador Gunter Axt, responsável pelas entrevistas, interessa ao projeto de memória, por meio de seu Programa de História Oral, compreender o perfil dos membros que construíram a história da instituição, bem como as convicções que animaram as suas iniciativas e o tipo de desafios que enfrentaram ao longo de sua carreira. “O vínculo entre a experiência pessoal e a trajetória institucional também pode ajudar a descortinar o contexto cultural mais amplo, motivo pelo qual interessa aos pesquisadores inquirir sobre aspectos tais como a atuação dos membros em processos com impacto ou repercussão social e política, a designação especial para atuar em inquéritos ou processos específicos e as principais realizações durante gestões à frente de cargos da alta administração, na vida associativa ou em conselhos nacionais”, acrescenta ele.

Segundo o subprocurador-geral Péricles Aurélio Lima de Queiroz, coordenador do Projeto, a intenção é captar 20 depoimentos com membros inativos nessa primeira etapa do Programa de História Oral. Com esse material, serão organizados dois volumes de uma série editorial com coletânea de entrevistas. Além disso, trechos das entrevistas poderão ser utilizados como material para exposições e também postados no site do Centro de Memória.

O espaço para divulgação da memória do MPM também está em fase de elaboração, com o auxílio do Núcleo de Engenharia e Arquitetura. Outra atividade em desenvolvimento é a página eletrônica do Centro de Memória.

Caso queira saber mais, fazer alguma sugestão ou contribuição, entre em contado com o Centro de Memória pelo e-mail memoria@mpm.mp.br ou pelo telefone (61) 3255.7319.